Áreas de Preservação

Junto à ONG Bica de Pedra, a Itabom preserva as nascentes, córregos e rios que alimentam o rio Tietê. Contribuímos também, com o reflorestamento das matas nativas e manutenção dos mananciais hídricos da região.
 
Um exemplo desta ação é a aquisição de 120.000 m² das margens da hidrovia Tietê-Paraná - um dos últimos fragmentos da vegetação natural do município, com mais de 80 espécies arbóreas nativas e espécies em extinção. Esse fragmento, correspondente a 70% da vegetação de Itapuí, foi doada à ONG Bica de Pedra para a manutenção e monitoramento.

A Itabom promove junto a ONG Bica de Pedra e as escolas da cidade de Itapuí, mutirões de reflorestamento, visando a inserção de crianças e adolescentes da cidade em ações de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.

Para incrementar essas ações são promovidas palestras nas escolas de Itapuí, despertando o interesse e a curiosidade dos futuros adultos da cidade para a proteção das matas ciliares, dos recursos hídricos, do reflorestamento, do lixo reciclável, entre outros.

A parceria com a ONG Bica de Pedra permitiu o plantio de mais de 35.000 mudas de árvores nativas no município de Itapuí e nas margens da hidrovia Tietê-Paraná. Este reflorestamento está unido à área de preservação permanente da Itabom.