História

Antes, uma Estação Ferroviária desativada...


... hoje uma empresa de visão, responsabilidade e respeitada na avicultura nacional.


A Itabom foi fundada em Itapuí-SP, no dia 29 de Setembro de 1986, no entanto, para contar sua trajetória, temos que fazer uma viagem no tempo, exatamente em 1912.

Esse foi o ano em que a Estação Ferroviária Douradense construiu um ramal em Itapuí que ligava as cidades de Jaú e Dourado. A Estação foi nomeada de Bica de Pedra, pois assim era conhecida a cidade na época. Em 1949 a Douradense foi comprada pela Companhia Paulista, no entanto, alguns anos depois, em 1964 fechou o ramal da cidade. 

A desativação foi seguida por um abandono, servindo apenas de moradia para 12 famílias, somando mais de 72 crianças, vivendo em condições sub-humanas, com falta de energia elétrica, serviço de esgoto e água encanada. Por tal motivo, a prefeitura moveu uma ação contra a Fepasa proprietária na época - e consequentemente tomou posse da propriedade.

O empresário Pedro Luiz Poli, nascido em Itapuí, e com o objetivo de proporcionar melhorias na sua cidade natal, comprou o terreno e com isso, se responsabilizou por todas as famílias, que até aquele momento tinham apenas um pedaço de terra esquecido pelo tempo como significado de casa.

Em 1986 ele demoliu a antiga estação e remanejou àquelas famílias para uma outra propriedade onde já havia construído novas casas, dessa vez, casas dignas de serem chamadas assim.

A intenção não era só de retirar as pessoas, mas também, de colaborar com a inserção das mesmas de volta à comunidade.

Através da compreensão de responsabilidade social, o Frigorífico Itabom foi fundado e mantém até hoje, viva a história que deu origem a uma das empresas mais conceituadas na avicultura nacional, isso porque a Itabom não vende apenas o produto, mas com ele, vende saúde, responsabilidade e acima de tudo respeito.

Itabom nasceu com essa característica e vem se destacando também com o profissionalismo de sua equipe, com o orgulho estampado em cada colaborador que veste a camisa da empresa e com a satisfação e aprovação do consumidor.

Possui profissionais de liderança, altamente capacitados e que acompanham as novas tendências do avanço tecnológico para que mantenham a alta qualidade do produto e desenvolvam novas formas de servir o consumidor como ele merece, com muito respeito.

Hoje, o reflexo de suas ações, chega a mais de 1.700 empregos, assim como, iniciativas em prol da conscientização ambiental e a possibilidade de apoiar inúmeros projetos e entidades sociais.

Através dessa trajetória e do respeito imensurável por todo o processo de produção até o consumidor, surgiu o slogan da empresa: Vida Saudável, Vida Feliz!

Itabom acredita que esse não seja apenas um slogan, mas sim a razão de sua existência!